A crescente expansão dos centros urbanos traz o aumento expressivo de uma demanda necessitada por transporte coletivo. Com a amplitude do perímetro urbano, em determinadas regiões, os sistemas de ônibus não comportam mais veículos caracterizados pela simplicidade e por um reduzido tamanho. Com isso, surgiram os ônibus articulados como projetos destinados a suprir essa carência e atender ao aumento da capacidade.
Recife, a capital de Pernambuco é exemplo na região Nordeste pelo uso deste equipamento. Várias empresas tem estes veículos em suas frotas, sempre tendo como caracteristica os chassis com motorização dianteira. A Empresa São Judas Tadeu ganhou destaque na região inovando com a chegada de novas unidades de ônibus articulados com motor traseiro. As aquisições de articulados com esta configuração está se tornando tendência entre as empresas do Grande Recife.
Nessa segunda (23), chegaram ao Recife 10 ônibus da Busscar com motor traseiro, com a pintura da TransMetro. Os veículos foram fabricados entre 2008 e 2011 pela Busscar e Mercedes-Benz para atender o sistema de BRT Cidade da Guatemala. Segundo informações, houve uma falha no contrato de uma das operadoras do BRT Guatemala, e os ônibus foram devolvidos à Mercedes-Benz do Brasil. Os veículos ficaram em um depósito durante um periodo, sendo arrematados logo após por um preço bem abaixo do mercado pelas empresas pernambucanas, uma ótima oportunidade para ilustrar cada vez mais o transporte do Grande Recife.
Essa compra foi efetuada pelas empresas Santa Cruz, Metropolitana, Borborema e Pedrosa, no caso da Pedrosa esses veículos serão pintados e destinados para a São Judas Tadeu, na qual a empresa tem participação acionária.
TransMetro
O projeto é uma proposta radical de mudança no sistema de transporte urbano da capital guatemalteca, que em conjunto com o TransMetro, visa trazer mais conforto e dignidade à população da cidade, nos seus transbordos e deslocamentos.
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