A
crescente expansão dos centros urbanos traz o aumento expressivo de uma
demanda necessitada por transporte coletivo. Com a amplitude do
perímetro urbano, em determinadas regiões, os sistemas de ônibus não
comportam mais veículos caracterizados pela simplicidade e por um
reduzido tamanho. Com isso, surgiram os ônibus articulados como projetos
destinados a suprir essa carência e atender ao aumento da capacidade.
Recife, a capital de Pernambuco é exemplo na região Nordeste pelo uso
deste equipamento. Várias empresas tem estes veículos em suas frotas,
sempre tendo como caracteristica os chassis com motorização
dianteira. A Empresa São Judas Tadeu ganhou destaque na região inovando
com a chegada de novas unidades de ônibus articulados com motor
traseiro. As aquisições de articulados com esta configuração está se
tornando tendência entre as empresas do Grande Recife.
Nessa
segunda (23), chegaram ao Recife 10 ônibus da Busscar com motor
traseiro, com a pintura da TransMetro. Os veículos foram fabricados
entre 2008 e 2011 pela Busscar e Mercedes-Benz para atender o sistema de
BRT Cidade da Guatemala. Segundo informações, houve uma falha no
contrato de uma das operadoras do BRT Guatemala, e os ônibus foram
devolvidos à Mercedes-Benz do Brasil. Os veículos ficaram em um
depósito durante um periodo, sendo arrematados logo após por um preço
bem abaixo do mercado pelas empresas pernambucanas, uma ótima
oportunidade para ilustrar cada vez mais o transporte do Grande Recife.
Essa compra foi efetuada pelas empresas Santa Cruz, Metropolitana,
Borborema e Pedrosa, no caso da Pedrosa esses veículos serão pintados e
destinados para a São Judas Tadeu, na qual a empresa tem participação
acionária.
TransMetro
O projeto é uma proposta radical de mudança no sistema de transporte
urbano da capital guatemalteca, que em conjunto com o TransMetro, visa
trazer mais conforto e dignidade à população da cidade, nos seus
transbordos e deslocamentos.
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