sexta-feira, 18 de setembro de 2015

ANTT autoriza incorporação da São Geraldo pela Gontijo

Empresas já são do mesmo grupo, mas com autorização, linhas podem ser operadas como Gontijo

Por Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes..
A ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres autorizou, por meio da resolução 4845, de 15 de setembro, a incorporação da Companhia São Geraldo Viação pela Empresa Gontijo de Transportes Ltda.

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 16 de setembro de 2015.

A São Geraldo pertence à Gontijo desde dezembro de 2003, mas eram duas empresas diferentes.

Com a medida, a Gontijo pode enxugar ainda mais estruturas e até mesmo extinguir a marca São Geraldo, apesar de a Gontijo não ter se manifestado publicamente sobre esta possibilidade. A São Geraldo foi criada em 1949 e opera em 15 estados.

A Gontijo foi fundada em 1949 por Abílio Gontijo que começou no setor de transportes em 1943.

Juntas, as duas empresas atendem a 20 estados brasileiros, transportando 7 milhões de passageiros por ano.

A incorporação se dá às vésperas da entrada em vigor, prevista para março do ano que vem, do novo modelo de autorização de cerca de duas mil linhas interestaduais pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. A ANTT queria licitar as linhas dividindo a malha em 54 lotes e 16 grupos. O modelo não foi aceito pelos empresários de ônibus que travaram uma verdadeira queda de braço com o Governo Federal desde 2008, quando a licitação deveria ter sido realizada.

O modelo que deve entrar em vigor é semelhante ao da aviação, cujas autorizações por linhas são individuais mediante proposta de empresas interessadas.

A atitude do grupo da Gontijo é encarada como estratégia para a forma de autorização para que a atuação das duas empresas não fosse classificada por concorrentes, em eventuais disputas na justiça, como uma concentração velada de linhas. Com a incorporação, juridicamente há clareza sobre quem vai controlar as linhas hoje operadas pela Gontijo e São Geraldo.



Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário