Empresas já são do mesmo grupo, mas com autorização, linhas podem ser operadas como Gontijo
Por Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes..
A ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres autorizou, por meio
da resolução 4845, de 15 de setembro, a incorporação da Companhia São
Geraldo Viação pela Empresa Gontijo de Transportes Ltda.
A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 16 de setembro de 2015.
A São Geraldo pertence à Gontijo desde dezembro de 2003, mas eram duas empresas diferentes.
Com a medida, a Gontijo pode enxugar ainda mais estruturas e até mesmo
extinguir a marca São Geraldo, apesar de a Gontijo não ter se
manifestado publicamente sobre esta possibilidade. A São Geraldo foi
criada em 1949 e opera em 15 estados.
A Gontijo foi fundada em 1949 por Abílio Gontijo que começou no setor de transportes em 1943.
Juntas, as duas empresas atendem a 20 estados brasileiros, transportando 7 milhões de passageiros por ano.
A incorporação se dá às vésperas da entrada em vigor, prevista para
março do ano que vem, do novo modelo de autorização de cerca de duas mil
linhas interestaduais pela ANTT – Agência Nacional de Transportes
Terrestres. A ANTT queria licitar as linhas dividindo a malha em 54
lotes e 16 grupos. O modelo não foi aceito pelos empresários de ônibus
que travaram uma verdadeira queda de braço com o Governo Federal desde
2008, quando a licitação deveria ter sido realizada.
O modelo que deve entrar em vigor é semelhante ao da aviação, cujas
autorizações por linhas são individuais mediante proposta de empresas
interessadas.
A atitude do grupo da Gontijo é encarada como estratégia para a forma de
autorização para que a atuação das duas empresas não fosse classificada
por concorrentes, em eventuais disputas na justiça, como uma
concentração velada de linhas. Com a incorporação, juridicamente há
clareza sobre quem vai controlar as linhas hoje operadas pela Gontijo e
São Geraldo.
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
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