É cada vez maior o número de assaltos na capital, passando a ter atualmente mais de um assalto por dia. Prova disso foi o que aconteceu essa manhã, onde 3 assaltos a ônibus foram registrados. Um dos assaltos foi ao carro 1045 da linha 01B. Segundo informações, o assalto aconteceu nas imediações de cidade da esperança. Quanto aos outros assaltos, assim que tivermos mais informações nós postaremos aqui.
Tantos assaltos resultaram em uma grande mobilização e protesto dos motoristas de ônibus ontem aqui em Natal, que pararam as suas atividades em dois momentos durante o dia, de manhã por volta das 09 horas e a tarde, por volta das 16 horas, deixando o trânsito lento em alguns pontos, e em outros, fechando a via completamente. As duas paralisações duraram em média duas horas, e claro, causaram uma certa revolta por parte da população, que ficou sem ônibus nesse período. Mas houve também uma boa aceitação, pois muitos dos usuários reconhecem que o problema na segurança do transporte coletivo aqui em Natal está fora de controle..
Movimento dos motoristas e cobradores, encabeçado pelo sindicato do rodoviários. Rio Branco. Foto: Aldair Dantas |
O problema é sério, já são 32 assaltos em 26 dias. Já ultrapassamos a média de um por dia, o que é inaceitável. Natal não tem uma população tão grande, e a frota de ônibus é relativamente pequena, comparado a outras cidades com São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife. Não tem condições dessa situação continuar. Ontem conversando com um motorista, ele me confessou, "Eu saio para trabalhar de 4 horas da manhã, e não sei se no fim do dia eu vou voltar para casa, para rever minha família, minha filha. É triste uma situação dessas, isso não pode continuar... Nós olhamos para trás e vemos a situação do nosso colega de trabalho que foi morto em um assalto ano passado... os assaltantes entraram, roubaram o dinheiro do caixa, roubaram os passageiros, depois desceram por trás, foram na porta da frente, e atiraram no motorista, sem ele nem ao menos ter reagido, só por maldade mesmo. E agora ta aí, não foi feito nada até agora, os ladrões ainda estão soltos, e a família dele totalmente sem assistência. É triste."
Então o que a equipe do Natal Buss espera, assim como toda a comunidade de busólogos, é que o poder público tome a iniciativa e crie um plano, ou seja lá o que for, para tentar coibir esses assaltos.
Termino essa matéria com um vídeo que foi divulgado ontem no youtube, de um motorista que está afastado, depois de ser assaltado 4 vezes. A fonte do vídeo é a tribuna do norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário