Por: Felipe Lima
Celebrando uma parceria de longa data e que se fortalece a cada ano, o Natal Buss e Portal Busologia Natalense foi recebido pela empresa Nossa Senhora da Conceição no dia 19 de Setembro, para relembrar os últimos 10 anos da empresa e uma verdadeira reviravolta em seu modelo de operação.
Se você ainda não viu a 1º PARTE dessa matéria, clique AQUI e confira.
Celebrando uma parceria de longa data e que se fortalece a cada ano, o Natal Buss e Portal Busologia Natalense foi recebido pela empresa Nossa Senhora da Conceição no dia 19 de Setembro, para relembrar os últimos 10 anos da empresa e uma verdadeira reviravolta em seu modelo de operação.
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Foto realizada na visita do Natal Buss e Portal Busologia Natalense para relembrar os últimos 10 anos da empresa. Foto: Rubson Caetano |
O hoje:
No
mês de Setembro/2018, o Grupo Itamaracá decidiu encerrar a sociedade com a
Conceição e com isso houve a retomada de 100% do controle acionário por parte
da antiga gestão da Empresa. Com a saída do Grupo Itamaracá, a Conceição mudou
novamente seu modelo de gestão para adaptar-se, novamente, às circunstâncias de
sobrevivência no transporte público de Natal.
Então,
uma das mudanças mais incisivas foi o programa Eco Frota. O programa Eco Frota
tem como objetivo instruir e induzir o motorista a ter uma condução econômica e
segura do veículo, reduzindo o consumo de peças e fluídos, onde uma das maiores
conquistas do programa é a redução do consumo de combustível. O Eco Frota é
composto por fases, geralmente durando entre 2 a 3 meses, garantindo aos
vencedores bonificações. Essa mudança permite que a empresa tenha menos
desgaste de peças, redução no consumo de combustível e, principalmente, uma boa
performance por parte dos motoristas. Com o programa Eco Frota, a Conceição conseguiu
economizar aproximadamente 10mil litros de Diesel na última fase do programa.
Também
foram realizadas mudanças em linhas, onde 22 Felipe Camarão x Rocas e 71 Felipe
Camarão x Petrópolis foram unificadas, pois grande parte de seus trajetos eram
sobrepostos (iguais). Então, com a aprovação do órgão gestor, a linha passou a
ser 22/71 – Felipe Camarão x Rocas - Via Petrópolis.
Foto realizada pelo busologo Gabriel Henrique em visita com o Natal Buss a garagem da empresa. Foto: Ônibus Brasil - Gabriel Henrique |
Outra
mudança que a empresa decidiu fazer para tentar reduzir seus custos foi a
desarticulação de seus veículos articulados. A aposta feita em 2014 não surtiu
o efeito desejado pela empresa e com o término da sociedade, a retirada dos
veículos articulados foi efetuada. Então, a empresa decidiu remover a
articulação dos veículos e transforma-los em veículos padrões, são eles: 4814,
4815, 4816 e 4817. Ainda restam dois veículos para serem desarticulados: 4915 e
4916, porém a empresa está dando prioridade nas renovações, portanto, o
processo de desarticulação dos veículos está parado até segunda ordem.
Veículo antes de ser desarticulado. Foto: Ônibus Brasil - Danilo Vitorino |
Foto após o veículo ser desarticulado. Foto: Rodrigo Galvão |
Foto após o veículo ser desarticulado. Foto: Dennis Paz |
Seguindo
o processo de adaptação de frota, a empresa também optou por retirar, ao máximo,
seus veículos Volkswagen, pois, comparado aos chassis mercedes-benz, os chassis
Volkswagen têm um consumo um pouco maior nos moldes de operação da Conceição, onde
no final do mês acaba fazendo uma diferença. Sendo assim, a empresa tem priorizado
o desligamento dos veículos de chassis Volkswagen. Os veículos desligados até
então são:
4400
– Marcopolo Torino 1999 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2004;
4402
– Neobus Mega 2004 Mercedes Benz OF-1417 – Ano 2004;
4500 – Busscar
Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4501 – Busscar
Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4502 –
Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4503 – Busscar
Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4504 – Busscar
Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4505 –
Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4506 –
Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4507 –
Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4508 –
Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4509 –
Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4510 –
Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4511 – Busscar
Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4512 –
Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4513 –
Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4514 – Busscar
Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4515 – Busscar
Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4516 –
Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4517 –
Caio Apache Vip I SC Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4519 – Busscar
Urbanuss Pluss Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4520 –
Comil Svelto 2000 Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005;
4521 –
Comil Svelto 2000 Volkswagen 17.210 EOD – Ano 2005.
Para
suprir o desligamento desses veículos, a empresa vem apostando na compra de veículos
seminovos. Em sua primeira compra foram adquiridos 6 veículos oriundos da
empresa Globo (PE). Os veículos são:
4101
– Comil Svelto 2008 Mercedes Benz OF-1722 13,2m – Ano 2011;
4102
– Comil Svelto 2008 Mercedes Benz OF-1722 13,2m – Ano 2011;
4103
– Comil Svelto 2008 Mercedes Benz OF-1722 13,2m – Ano 2011;
4104
– Comil Svelto 2008 Mercedes Benz OF-1722 12m – Ano 2011;
4105 – Comil Svelto
2008 Mercedes Benz OF-1722 12m – Ano 2011;
4106
– Comil Svelto 2008 Mercedes Benz OF-1722 13,2m – Ano 2011.
Foto realizada em visita do Natal Buss para registrar matéria da aquisição dos veículos 2011. Foto: Felipe Lima |
Desenho: Flávio Souza |
A
segunda parte da compra, foram com veículos 2012, oriundos da empresa cearense
Vitória:
4210
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4211
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4212
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4213
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4214
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4215
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4216
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4217
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012;
4218
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2012.
E
a terceira parte da compra está sendo com veículos 2010, adquiridos as empresas
Viação Fortaleza, Via Urbana e Dragão do Mar, ambas de Fortaleza (CE):
4008
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4009
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4010
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4011
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4012
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4013
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4014
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4015
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
4016
– Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722 – Ano 2010;
Com
essa renovação, que somam 25 veículos, a empresa conseguiu desativar veículos do
ano 2004 e 2005, citados acima, melhorando a idade média da frota e entregando veículos
mais conservados para transportar os clientes, além da padronização por chassis
Mercedes-Benz na empresa.
As
mudanças continuaram, a empresa vem trabalhando também em programas em prol de
benefícios para seus colaboradores. Hoje a empresa já conta com psicólogo em
horário administrativo para atendimento aos colaboradores e realização de
trabalhos voltados aos colaboradores. A empresa também está implantando
atendimento de massoterapia que auxilia em: redução de estresse, ansiedade,
tensão, ajuda na circulação, entre outros benefícios que podem ser adquiridos.
Com
objetivo de sanar algumas dúvidas dos colaboradores e até mesmo educa-los ao
bom uso das ferramentas de trabalho, a empresa dispõe de algumas peças
importantes de seus veículos para explicar o funcionamento delas e mostrar como
o mal-uso delas pode ser prejudicial.
Componentes presentes em um ônibus onde a empresa realiza trabalhos educativos aos colaboradores sobre o uso correto. Fotos: Felipe Lima |
Com
um programa mais incisivo nas manutenções: corretiva, preventiva e preditivas a
empresa já demonstra resultados, como por exemplo a obtenção na aprovação de
100% de sua frota no programa Despoluir.
O
programa Despoluir tem por missão a promoção na melhoria da qualidade de vida
dos transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade socioambiental.
O programa tem por objetivo garantir a sustentabilidade do meio ambiente,
promovendo ações de vistorias nos veículos e avaliando se eles estão sendo
sustentáveis ou não. A empresa que consegue o selo despoluir demonstra que sua
frota está de acordo com os princípios do programa e que, acima de tudo, é
sustentável para o meio ambiente.
Foto ilustrativa do processo de avaliação de poluição do veículo. Foto: Portal Despoluir |
Nos últimos dias, a empresa
decidiu não mais adotar o uso da cor azul nos parachoques de seus veículos,
passando a utilizar a cor branca. Essa mudança já será visível em alguns
veículos, como a da foto a seguir.
Foto: Fábio Brito |
Foto: Fábio Brito |
Foto: Marcos Cross |
Desenho: Flávio Souza |
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