Quatro empresas de ônibus tiveram seus guichês fechados na tarde desta terça-feira (6), no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, no bairro de Fátima, em Fortaleza. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), que realizou a operação, as empresas são investigadas por sonegação de impostos.
Uma fonte repassou ao Cnews que as empresas vendiam passagens com comprovantes fiscais de outros estados, o que foi confirmado pela Secretaria da Fazenda.
De acordo com a Sefaz, as empresas Viação Nordeste, Politur, Trans Brasil e Real Maia tiveram que baixar as portas de seus guichês por emitirem passagens com cupons fiscais de outros estados.
Entre as empresas investigadas, apenas a Viação Nordeste não atendeu à determinação e a Polícia Militar teve que ser acionada para que ela encerrasse o atendimento.
A operação ocorreu após denúncias anônimas. Como os comprovantes de pagamento eram emitidos como se fossem referentes a outros estados, não há como comprovar que as informações prestadas pelas empresas eram verídicas, o que pode caracterizar a sonegação.
“Com essa manobra não dá para saber se as notas procedem ou não”, disse a fonte.
Além de terem os guichês fechados, as empresas serão alvo de uma auditoria da Sefaz, para investigar o prazo em a situação acontece. Após esta investigação, será possível definir o valor da multa que será aplicada para as companhias.
A Socicam, empresa responsável pela administração do terminal rodoviário, foi procurada, mas não atendeu nenhuma ligação.
Entre as empresas, apenas a Politur se manifestou sobre o ocorrido.
A companhia apoiou a iniciativa da Sefaz e disse que a irregularidade se deve a um problema antigo, mas já providencia a documentação necessária para normalizar a situação.
Fonte: CNews
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Depois das operações semelhantes na PB e no CE fica evidente que trata-se de uma ofensiva por parte da(s) gigante(s) e que provavelmente acarretará na falência definitiva de empresas como a Viação Nordeste.
ResponderExcluirDepois das operações semelhantes na PB e no CE fica evidente que trata-se de uma ofensiva por parte da(s) gigante(s) e que provavelmente acarretará na falência definitiva de empresas como a Viação Nordeste.
ResponderExcluirDepois das operações semelhantes na PB e no CE fica evidente que trata-se de uma ofensiva por parte da(s) gigante(s) e que provavelmente acarretará na falência definitiva de empresas como a Viação Nordeste.
ResponderExcluir