terça-feira, 13 de outubro de 2015

Ônibus a Gás Natural teve custos 28% menores que diesel em testes na Capital Paulista, diz Scania

ônibus biometano
Ônibus da Scania a GNV foi quase 30% mais econômico na cidade de São Paulo, segundo montadora. Veículo também circulou com biometano em outros municípios. Foto: Divulgação.
Resultados foram aferidos por empresa de engenharia. Na cidade de São Paulo, ônibus operou por 700 quilômetros acompanhado por veículo diesel. Em 2016, modelo recebe carroceria nacional
ADAMO BAZANI
A Scania aposta no gás natural e no biometano como soluções para transportes coletivos com menos emissões de poluentes para o Brasil e demais países da América Latina.
A fabricante divulgou os resultados dos testes que fez com um modelo fabricado na Suécia e que circulou em diversas cidades, inclusive em São Paulo.
Segundo a montadora, enquanto o veículo circulou entre junho e agosto deste ano de 2015 na Capital Paulista com GNV – Gás Natural Veicular, o custo por quilômetro percorrido foi 28% menor que o de um ônibus comum a óleo diesel nos mesmos percursos. O cálculo da operação a diesel também contabilizou os gastos com o Arla 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo, usado para que os motores a diesel atendam à norma nacional Proconve P7, com base no padrão Euro V, de redução de emissões.
Os resultados foram aferidos pela Netz Engenharia Automotiva, contratada para fazer uma medição independente, segundo a Scania.
O ônibus a gás natural, que também pode operar com biometano (gás proveniente da decomposição do lixo), circulou sem passageiros porque as configurações da carroceria ainda não estão adaptadas aos padrões exigidos pela SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema da capital Paulista.
Trata-se de um modelo Scania Citiwide – Euro 6, de 15 metros de comprimento e três eixos, K 280 – 6X2 *4 – DC 09 280, com chassi e motor feitos na Suécia e a carroceria na Polônia pela própria Scania.
O veículo circulou por 700 quilômetros, fazendo o trajeto de duas linhas municipais de São Paulo.
Um ônibus a óleo diesel, de padrão semelhante, circulou junto com o veículo a GNV. Foi a chamada operação sombra.
As emissões de poluição, segundo os testes, foram 70% menores em comparação com o diesel S-10 nos padrões Euro V.
SCANIA PREPARA CHASSI PARA ENCARROÇAMENTO NACIONAL EM 2016:
A Scania também anunciou que já trabalha num segundo chassi de ônibus a biometano ou gás natural para que em 2016 sejam intensificados os testes com passageiros nas principais cidades. Para isso, o veículo deve receber carroceria nacional que segue às legislações brasileiras sobre transportes públicos e trânsito.
O mesmo ônibus pode operar tanto com biometano como com gás natural pela semelhança da queima dos dois combustíveis no motor.
A montadora garante que os antigos problemas com o gás natural, como perda de potência, por exemplo, já não ocorrem mais. Isso porque, ainda de acordo com a fabricante, antigamente a injeção do combustível GNV no tanque era mecânica. Mesmo com a regulagem da fabricante para a queima do GNV, nem sempre chegava ao motor a quantidade recomendada. Hoje com programas de computador é possível corrigir eventuais quantidades que não estejam em conformidade no momento do abastecimento. Há sondas colocadas no sistema do veículo.
OITO DEMONSTRAÇÕES:
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A Scania realizou no Brasil oito demonstrações com o modelo, três com biometano e cinco com gás natural:
– Outubro/Novembro de 2014: o ônibus operou 3 mil quilômetros em parceria com a Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O combustível foi biometano proveniente de dejetos de aves poedeiras.
– Janeiro/Fevereiro de 2015: o veículo operou com biometano em Triunfo, no parque da Brasken, no Rio Grande do Sul. Foi uma parceria entre Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), Braskem e Consórcio Verde Brasil (Ecocitrus e Naturovos). O gás foi obtido de restos de plantações e de dejetos de aves.
– 25 e 27 de fevereiro de 2015: o ônibus circulou com gás natural em Sorocaba, no interior paulista.
– Março de 2015: o ônibus circulou em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, abastecido na Usina Dois Arcos com biometano produzido a partir do material do aterro sanitário local.
– Maio de 2015: Londrina – Paraná, com gás natural
– Maio de 2015: Florianópolis, Santa Catarina, com gás natural
– Maio/Junho de 2015: São José dos Campos, com gás natural.
– Junho a agosto de 2015: O ônibus operou por 700 quilômetros na cidade de São Paulo.
Há modelos a gás natural da Scania circulando na Europa e algumas compras já foram realizadas para a América Latina.
Em junho deste ano, a Scania realizou a venda de 147 ônibus a gás natural Euro 6, para operação no BRT Transcaribe, em Cartagena das Índias, na Colômbia.
CMTC EM SÃO PAULO JÁ TEVE ÔNIBUS A BIOMETANO E A GÁS NATURAL:
Em 1983, a CMTC – Companhia Municipal de Transporte Coletivo, de São Paulo, colocou em circulação um monobloco O 362, da Mercedes-Benz, movido a metano. Em 1987, já eram 20 ônibus. Um dos locais de abastecimento dos ônibus, onde havia uma espécie de processadora do gás, era o lixão da região de Interlagos, na zona Sul de São Paulo.
Nos anos de 1990, eram comuns na cidade ônibus a gás natural – GNV. Muitos monoblocos Mercedes-Benz O-364, O-365 e O-371 eram vistos pela cidade, também operando pela CMTC. Algumas empresas particulares também operavam com estes ônibus a gás. Depois da privatização da CMTC, entre 1993 e 1994, alguns destes ônibus circulavam pela CCTC – Cooperativa Comunitária de Transportes Coletivos, em especial os O-371.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Blog Ponto de õnibus.

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