De acordo como Governo do Estado de Minas Gerais, nova fase do sistema deve beneficiar mais 54 mil pessoas
ADAMO BAZANI – CBN
|
O sistema de corredores de ônibus BRT MOVE Metropolitano, que atende à Grande Belo Horizonte, tem mais uma fase inaugurada neste sábado, dia 14 de junho de 2014.
É quando começam as operações dos ônibus no Terminal Vilarinho, em Belo Horizonte, e na Estação Justinópolis, em Ribeirão das Neves, região Metropolitana.
De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais – Setop, esta nova fase do sistema deve beneficiar 54 mil pessoas diariamente de seis cidades, entre Belo Horizonte e Contagem.
Apenas no Terminal Vilarinho, devem passar aproximadamente 24 mil pessoas por dia.
O espaço para os ônibus metropolitanos deve receber passageiros de Confins, São José da Lapa, Lagoa Santa, Vespasiano, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.
Para estes passageiros, estarão disponíveis cinco linhas troncais e 16 alimentadoras.
Pela Estação Justinópolis, em Ribeirão das Neves, devem passar, de acordo com previsão da Setop, 30 mil passageiros por dia de Ribeirão das Neves e Vespasiano.
Serão 12 linhas alimentadoras e três linhas troncais que vão até a região central de Belo Horizonte.
Ainda segundo a Secretaria, com a inauguração desta nova fase, 120 ônibus deixam de circular pela região central de Belo Horizonte, em vias como Avenida Cristiano Machado, Avenida Pedro I e Avenida Antônio Carlos.
Quando for concluído, o sistema de corredor de ônibus deve atender 14 dos 34 municípios que formam a região metropolitana de Belo Horizonte: Santa Luzia, Caeté, Taquaraçu de Minas, Nova União, Jaboticatubas, Ribeirão das Neves, Confins, Vespasiano, São José da Lapa, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Matozinhos e Capim Branco, além da capital.
Devem ser atendidas mensalmente 21,7 milhões de pessoas, em 3 mil 56 ônibus prestando serviços em 740 linhas entre alimentadoras e troncais.
Para a construção das alas metropolitanas do terminal Vilarinho, terminal São Gabriel, terminal Morro Alto, terminal Justinópolis, terminal Ibirité, terminal Sarzedo e terminal Vila Monteiro, os investimentos são de R$ 162,4 milhões.
Para melhorar as vias de acesso aos terminais Sarzedo, Ibirité, Morro Alto, São Benedito e Justinópolis, serão necessários mais R$ 30 milhões.
O custo é considerado razoável frente à demanda que vai ser atendida, o que mostra que o BRT hoje é uma solução eficiente para a mobilidade urbana, respeitando os recursos que de fato pertencem à população.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
FOTO:
Ônibus BRT MOVE Metropolitano. Nova fase, inaugurada neste sábado, deve atender mais 54 mil passageiros. Foto: Portal Santa Luzia/Me
Nenhum comentário:
Postar um comentário