Por Fortalbus
Produzido entre 1998 e 2004, o chassi para ônibus Scania F94 foi o
principal veículo com motorização dianteira fabricado pela marca no
Brasil. Podendo receber encarroçamentos de aplicação urbana,
intermunicipal, rodoviário e até articulado, o F94 foi o primeiro a
oferecer opção de altura igual aos dos concorrentes da mesma categoria,
diferentemente dos antecessores Scania F113 e S112, por exemplo.
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| Painel de um Urbanuss Scania F94HB |
Falando especificamente do modelo de aplicação urbana, este era equipado
com o motor mais potente entre os dianteiros da época. Seu motor era o
DSC9 11 (Euro III) de 9 litros com 220cv de potencia, injeção direta, 4
tempos, 6 cilindros em linha, equipado com turbo e intercooler. Sua
transmissão trazia uma caixa de cambio de 6 velocidades a frente,
sincronizadas com troca de marchas operada por cabos.
Clique para ver especificações técnicas completas do Scania F94HB
Clique para ver especificações técnicas completas do Scania F94HB
E foi com essas características que chegou ao Ceará os dois únicos F94 a
rodar no sistema urbano de transporte de Fortaleza. Apesar da
fabricação em 1999, ambos chegaram à Empresa Rota Expressa no ano 2000,
trazendo emplacamento originário do estado de São Paulo, uma vez que
passaram por testes antes da efetivação na empresa da capital cearense.
Na Rota Expressa com os prefixos 33001 e 33002, o encarroçamento Busscar Urbanuss coincidia com as mesmas características e dimensões das unidades do mesmo modelo de carroceria adquiridos pelas empresas da época. Com a criação da Terra Luz Transporte no final de 2003, os únicos F94 de Fortaleza foram transferidos e passaram a compor a frota dessa nova empresa da cidade.
Já com os respectivos prefixos 41001 e 41002, eram frequentemente vistos
na linha 600 Messejana/Frei Cirilo, itinerário com 27,4 km de extensão e
que liga o terminal de Messejana ao centro de Fortaleza. Além dos
únicos F94 urbanos do Ceará, também eram os únicos da marca Scania a
rodar no sistema de transporte coletivo da capital.
Desativados em meados de 2006, foram os últimos veículos da marca Scania
em Fortaleza, porém, desde junho de 2013, uma unidade do F250, o
sucessor do F94, circula pelas empresas da cidade em fase de testes. Há
quase um ano em Fortaleza, o veículo poderá, quem sabe, ser efetivado em
uma das empresas que avaliaram o veículo.


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