Sair do trabalho após um longo expediente e chegar rapidamente em casa
para o momento de descanso é o que deseja grande parte dos trabalhadores
de Fortaleza. De ônibus, no entanto, o trajeto de retorno pode demorar
mais do que o esperado, e para muitos usuários do transporte coletivo
existe, ainda, um agravante. Isso porque boa parte deles depende desse
meio de locomoção tarde da noite, o que gera bastante espera e
insatisfação.
A
situação de quem precisa pegar ônibus no fim da noite ou na madrugada
já foi retratada no dia 3 de agosto de 2013. Passados sete meses, a
reportagem retornou aos locais visitados e verificou que, mesmo com o
aumento recente da oferta de linhas de corujão pela Empresa de
Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), os coletivos continuam
insuficientes para atender muitos dos usuários.
A mudança realizada no mês de novembro ampliou o número de linhas de 22
para 25, o que, de acordo com a Etufor, promoveu melhorias em um total
de sete linhas, já que outras quatro tiveram seu itinerário alterado,
visando dar mais agilidade e opções aos passageiros.
Para a operadora de caixa Bruna Kzam, no entanto, isso não fez
diferença. Segundo ela, sua linha, o Jardim Violeta, passa de hora em
hora após as 21h, mas seu expediente termina às 23h, o que a deixa
preocupada durante a espera pelo ônibus.
"Fico o tempo todo olhando com medo de assalto. Se eu perder o ônibus de
23h45 prefiro ir de táxi, pois a espera pelo próximo é demais", disse.
Para ela, o serviço deveria ser reavaliado, ofertando mais linhas nesses
horários tardios. "É muito complicado. Quando eu saía às 2h e precisava
ir ao Terminal da Parangaba, chegava em casa por volta das 5h",
ressaltou.
Insatisfação
Na Avenida Aguanambi, onde mesmo perto de meia-noite há uma circulação
considerável de pessoas nas paradas, a insatisfação é especialmente
entre as que precisam se deslocar até o bairro Messejana.
O educador físico Ednardo Machado, 35, chega todos os dias na parada por
volta das 23h30, mas sua linha, a Antônio Bezerra-Messejana, passa no
local apenas 00h15, uma espera de 45 minutos. "E quando há torcedores
vindo do jogo, alguns motoristas não param com medo. Se eu perder, o
próximo corujão passa aqui somente 01h30", reclamou.
Alternativa
No Terminal da Parangaba, onde circulam mais de 40 linhas durante todo o
dia, apenas nove fazem o corujão. Quem precisa utilizar o serviço nas
madrugadas é obrigado a recorrer ao que tem, e para muitos, os
mototaxistas são a única solução.
"Por ter pouco ônibus nesse horário, a gente lucra bem mais", ressaltou o
mototaxista, David Wesley, 22, que faz o serviço no local até as 3h.
Chegar em casa não é uma tarefa fácil para o garçom Fábio Soares, 30.
Saindo do restaurante onde trabalha às 23h, ele demora cerca de duas
horas para chegar em casa. Boa parte desse tempo, explicou ele, é
esperando as linhas de ônibus que precisa pegar "No fim de semana é
ainda pior. Se eu perder o ônibus de 00h50 na Santos Dumont, o próximo
passa somente às 02h35", reclama.
Espera
No Terminal da Parangaba, disse ele, a espera chega a uma hora. "É muito
chato ter que ficar tudo isso esperando. Estou no meu ramo há 12 anos e
nada melhorou. Aumentou o número de restaurantes, mais gente
trabalhando à noite, e a mesma quantidade de ônibus circulando",
reclamou.
A assessoria de imprensa da Etufor informou que os técnicos do órgão
estão fazendo reavaliações das linhas constantemente, de acordo com a
demanda da população.
Saiba mais das linhas corujões implantadas pela Etufor recentemente
615 - Corujão/ Paupina/ Lagoa Redonda
A linha atende aos bairros Paupina e Lagoa Redonda, passando pelas vias
Estrada Barão de Aquiraz, Av. Recreio, Av. Maestro Lisboa e Av.
Washington Soares
620 - Corujão/ Pedras
A linha atende ao trecho que vai do terminal de Messejana até a Rua Guarani, no bairro Pedras
665 - Corujão/ Messejana/Centro
Atende à demanda do terminal de Messejana até o Centro, na Rua Pedro I, seguindo pela BR-116
Linhas alteradas
054 - Corujão/Praia do Futuro/Caça e Pesca
Itinerário foi encurtado até o terminal do Papicu para beneficiar
usuários dos bairros Caça e Pesca, Vicente Pinzón e Cidade 2000 com o
maior número de viagens
062 - Corujão/Conjunto Esperança
Alterado em dois trechos. No primeiro, a linha foi prolongada para
atender a UPA do Canindezinho. No segundo, os coletivos passaram a
atender a Av. Godofredo Maciel
063 - Corujão/Bom Jardim
Passou a ter um itinerário circular, englobando a Av. General Osório de
Paiva. O objetivo foi melhorar o atendimento aos usuários do bairro Bom
Jardim, Parque Jerusalém e adjacências.
Com informações: Diário do Nordeste
Publicado pelo FortalBus
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