segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

SP: O humilhante transporte público em Mauá.

 Imagine ter que descer de um ônibus, para que o mesmo possa subir uma ladeira. A população de Mauá tem sofrido com a péssima qualidade no transporte público, que chega a ser humilhante.


O humilhante transporte público em Mauá, Imagine ter que descer de um ônibus, para que o mesmo possa subir uma ladeira, A população de Mauá tem sofrido com a péssima qualidade no transporte público, que chega a ser humilhante,  Mauá está localizada no Grande ABC e possui uma população de cerca de 445 mil habitantes, fazendo da cidade, uma das 20 mais populosas do Brasil, O transporte público em Mauá é atendido por três estações da CPTM (Mauá, Capuava e Guapituba) e dividido em 2 lotes de linhas para ônibus


Mauá está localizada no Grande ABC e possui uma população de cerca de 445 mil habitantes, fazendo da cidade, uma das 20 mais populosas do Brasil.

O transporte público em Mauá é atendido por três estações da CPTM (Mauá, Capuava e Guapituba) e dividido em 2 lotes de linhas para ônibus. Esses lotes correspondiam às empresas Viação Cidade Mauá (Lote 1) e Leblon Transportes de Passageiros (Lote 2).
 
Com o passar de 2013, o prefeito da cidade, Donisete Braga descredenciou as duas empresas de ônibus, afirmando que ambas fizeram consultas indevidas no sistema de bilhetagem lá existente. Foi constatado que as empresas receberam até mesmo treinamento e autorização para realizarem tal procedimento. Desde então, acontece uma queda de braço no qual os mais prejudicados foram os passageiros.  Após o descredenciamento das empresas, o prefeito chamou a empresa Suzantur para operar de forma emergencial.
 
Utilizando ônibus que não serviam mais para empresas de outras cidades, mais os ônibus da falida Oak Tree de São Paulo e Viação Estrela de Mauá (empresa essa que perdeu a licitação para a Leblon anos atrás), a Suzantur apareceu com ônibus sucateados, poucos ônibus possuem elevadores para pessoas de mobilidade reduzida (os que têm, têm do lado esquerdo, que não é utilizado em Mauá), veículos padrão onde rodavam articulados. As empresas de Mauá tinham uma grande qualidade com frotas acessíveis, veículos novos e menos poluentes.

Agora, vídeos e fotos circulam pela internet mostrando cenas no mínimo humilhantes para a população. Casos no qual os passageiros precisam descer do ônibus, para o mesmo conseguir subir uma ladeira, depois tais passageiros sobem a pé e voltam para o veículo; Situações em que os passageiros empurram os ônibus; Vezes que os passageiros absolutamente não cabem nos coletivos, que por sua vez, quase sempre estão muito atrasados. Há relatos também, de que os motoristas e cobradores não sabem as rotas das linhas, pedindo para os passageiros os auxiliarem.

A prefeitura de Mauá, diz que em breve (isso era para dezembro), pretende lançar uma licitação para a criação da Mauá-Trans. Resta saber no que isso irá resultar e até quando a população será exposta a tais situações.

Marvyn Munhoz

Fonte: Mobilidade SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário