A Semob vem investindo na implantação de corredores exclusivos para
ônibus. A avenida Bernardo Vieira já está em fase de teste no trecho
entre as avenidas Romualdo Galvão e Salgado Filho. A avenida Coronel
Estevam – do Alecrim até a Cidade da Esperança – e a Mário Negócio, na
altura das Quintas e no sentido centro-zona Norte. Há ainda a ideia de
criar faixas exclusivas entre o Estádio Juvenal Lamartine, na Hermes da
Fonseca, e a rua Amintas Barros.
As avenidas Prudente de Morais e Presidente bandeira, pelo “PAC 50 Bi”,
também são potenciais vias que receberão faixas para o transporte
público, mas ainda depende de autorização do Governo Federal. “Os
projetos são voltados para a melhoria do transporte público, mas
acreditamos que melhorando esse sistema, melhoramos o trânsito”,
defendeu o secretário adjunto, Walter Pedro. Tudo deve custar em torno
de R$ 500 milhões, aporte este do Governo Federal.
Além disso, a Semob pretende intensificar a fiscalização nos principais
cruzamentos da capital, com a unificação da carreira de agentes de
trânsito e fiscais do transporte, aprovada pela Câmara Municipal no mês
passado. Os fiscais do transporte coletivo já estão treinando para
atuarem como “amarelinhos” assim que a lei passar a vigorar.
Outra medida visada pela Semob para resolver o problema do trânsito
natalense, é transformar as avenidas Antônio Basílio e Nascimento de
Castro num sistema binário. Enquanto a primeira terá o fluxo no sentido
zona Norte-Parque das Dunas, a outra ficará seguirá a direção contrária.
A previsão da pasta é começar os testes já em janeiro de 2014. Outras
vias que deverão passar pelas mesmas mudanças é a rua São José e a
avenida Jaguarari. “Mas ainda está em estudo, estamos fazendo a
volumetria, a análise do sentido que é mais solicitado, essas coisas”,
adianta Walter Pedro.
Fonte: Tribuna do Norte
Fotos/Texto: Unibus RN
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