As novas definições foram acordadas em audiência realizada na sexta-feira (13) com vários representantes do Poder Público
Nova concepção para o projeto propõe um novo traçado da avenida, se afastando da Lagoa Azul e do manancial Rio Doce. Foto: José Aldenir |
A secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, informou que já foram atendidas todas as reivindicações do Ministério Público e do Idema e que amanhã será apresentado o termo de referência para elaboração de um novo estudo para construção de plano de recuperação ambiental e adaptação do projeto inicial, com um novo traçado que desviará dos sistemas hídricos da localidade. Enquanto isso, técnicos da SIN estão concluindo o trabalho de levantamento topográfico nas áreas que compreendem o Pró-Transporte.
As novas definições foram acordadas em audiência realizada na sexta-feira (13) entre o Ministério Público, Secretaria do Estado de Infraestrutura (SIN), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Na reunião, a SIN apresentou uma nova proposta de traçado da via e repassou para o Idema e Semurb um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), a ser analisado pelos órgãos e executado pela Secretaria.
De acordo com Kátia Pinto, uma nova concepção para o projeto já vinha sendo discutida há 30 dias, em que se propõe um novo traçado da avenida, se afastando da Lagoa Azul e do manancial Rio Doce. No projeto inicial, a obra seguia pela estrada até próximo a BR-101, onde se deslocava em curva por outra estrada carroçável, entre terrenos, até alcançar a via federal. O novo traçado sai do eixo da Moema Tinoco na altura da Lagoa Azul e adentra em um terreno particular seguindo reto até a BR-101.
“A extensão é bem menor, elimina as curvas e se afasta do manancial do Rio Doce e também da lagoa. Obras viárias são rápidas e atendemos todas as reivindicações em tempo hábil. Esperamos que até o final do mês de janeiro já possamos estar mexendo em terra no novo traçado que está sendo elaborado. Facilmente conseguiremos recuperar esse tempo de atraso”, destacou a secretaria Kátia Pinto.
Na manhã de hoje (26), as máquinas estavam paradas e não havia nenhuma equipe de campo no local onde as obras estão sendo executadas. A secretária Kátia Pinto informou que a paralisação das máquinas se deve pelo recesso de final de ano dos operários da construção civil. “Mas não estamos completamente parados. Estamos concluindo o levantamento topográfico da região e colocando as estacas para delimitar as áreas”, informou Kátia Pinto. A SIN já concluiu o projeto de retirada dos postes e encaminhou para a Cosern, que ainda não concluiu a análise.
No dia 10 deste mês, o Ministério Público foi até o local onde as obras transcorriam para analisar as ações próximas a uma região de lagoa e dunas, na zona Norte de Natal, em trecho que será mais um acesso entre a região e BR-101 norte. Contudo, a promotora Gilka da Mata recomendou ao Governo que suspendesse as intervenções devido à ausência de um estudo sobre o impacto ambiental na área. A sugestão foi acatada e, após reunião realizada no dia 13, ocorreu o entendimento.
A secretária Kátia Pinto explicou que as ações no local sofreram mudanças justamente para diminuir o dano ambiental. Dúvidas sobre drenagem na via em construção também foram dirimidas, assim como as alterações necessárias que foram observadas somente durante o curso das intervenções. No entanto, o Ministério Público ainda quer informações sobre a região.
Fonte: Jornal de Hoje
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