Nesta segunda-feira, o deputado estadual Kelps Lima (PR) e os os vereadores Paulinho Freire (PP) e Rafael Motta (PMN), apresentaram uma série de propostas que, segundo eles, vai resolver vários problemas do trânsito e transporte na capital do Rio Grande do Norte. O estudo intitulado “Natal em movimento – novos caminhos para a mobilidade urbana” é o resultado de um trabalho que reuniu técnicos e especialistas da área durante três meses. Os detalhes do projeto foram apresentados durante uma entrevista coletiva, mas algumas ideias já fazem parte de estudos da Prefeitura do Natal. O projeto contempla modificações sem a necessidade de intervenções que gerem custo ao Poder Público.
Algumas sugestões podem causar polêmica. Uma delas, que já foi discutida inclusive em audiências públicas na Câmara dos Vereadores e Assembleia Legislativa, é a que sinaliza para a tarifa única no transporte público de passageiros em parte da Região Metropolitana de Natal. Outra proposta é a criação de um circuito de corredores exclusivo para taxis e ônibus. “Hoje temos isso apenas na Bernardo Vieira. Queremos criar o sistema, de forma mais organizada, em outras avenidas da cidade”, citou Kelps Lima.
O plano envolve ainda um pacote de leis na Câmara, medidas práticas e de baixo custo. O documento com o projeto será apresentado ao prefeito Carlos Eduardo e à governadora Rosalba Ciarlini. Os três parlamentares já solicitaram oficialmente audiência aos chefes do poder Executivo municipal e estadual para tratar do assunto.
Kelps Lima, que já esteve à frente da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) por mais de um ano, disse que o projeto elaborado agora foi viável graças à união dos três parlamentares envolvidos. “É um fato inédito na política potiguar a união de três políticos, em ano não eleitoral, para discutir políticas públicas”, disse. O vereador Paulino Freire nomeou a união dos políticos como um “consórcio” e avisou que outros projetos, nas demais áreas, estão em estudo. “A ideia é apresentar outras propostas nas áreas da saúde e educação, por exemplo”.
Ideia é tirar do papel projetos com baixo custo: O “consórcio” de políticos vai apresentar a proposta de criação de vias binárias em Natal. A ideia foi apresentada recentemente pela Semob que apontou ainda a mudança do tempo nos semáforos, supressão de sinais de três tempos e até a implantação de canteiros e extinção de retornos para dar mais fluidez no trânsito e, principalmente, melhorar o fluxo do transporte coletivo de Natal. De médio prazo, a Semob já tem um projeto elaborado para criação de vias de mão única em, pelo menos, oito ruas de bairros centrais ligando, principalmente, as Zonas Oeste e Leste da Cidade.
O secretário municipal adjunto de Trânsito da Semob, Walter Pedro da Silva, disse que o projeto de implantação desses corredores de trânsito já foi pré-aprovado no Ministério das Cidades, mas ainda está sendo avaliada a questão do financiamento necessário às obras, da ordem de R$ 104 milhões, junto à Caixa Econômica. “Se não sair vamos fazer por etapas”, disse ele.
Walter Pedro informou que a previsão é de implantar mão única na Avenida Coronel Estevam (antiga Avenida 9) no sentido da Avenida Rio Branco, no trecho da avenida Lima e Silva até a Avenida Cordeiro de Farias, na Ribeira. O retorno de mão única contemplaria a rua dos Canindés até a Lima e Silva. Outro trecho de mão única entre as Zonas Leste e Oeste contempla a Rua São José no sentido de Lagoa Nova, enquanto o retorno seria pela Rua Romualdo Galvão, a partir da confluência com a Rua Norton Chaves até o Tirol. Já no sentido Norte e Sul e vice-versa, a Semob estuda transformar em mão única as Avenidas Amintas Barros e Antônio Basílio.
Kelps Lima não informou quais vias seriam transformadas em binárias dentro do projeto denominado “Natal em movimento – novos caminhos para a mobilidade urbana”, mas ressaltou que todas as ideias serão de custo zero. “Não será necessário investimento por parte da Prefeitura”, colocou.
Mobilidade - Algumas sugestões que serão apresentadas pelos parlamentares:
1 - Tarifa única no transporte público de passageiros em parte da Região Metropolitana de Natal;
2 - Criação de um circuito de corredores exclusivo para táxis e ônibus;
3 - Retomada do via livre;
4 - Incentivar a criação de estacionamentos privados em áreas como o centro da cidade;
5 - Regulamentar horários de transporte de caminhões de carga;
6 - Fiscalizar os carroceiros.
Foto: Adriano Abreu (Tribuna do Norte)
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário