Desde que a Volvo Bus iniciou a produção comercial dos ônibus híbridos, há dois anos, a demanda tem aumentado continuamente. Até o momento, 725 ônibus híbridos foram vendidos em mais de 18 países espalhados por todos os continentes. Os 260 ônibus que já se encontram circulando regularmente já acumulam uma quilometragem equivalente a 200 voltas ao redor do Planeta.
“Nossos ônibus híbridos são um enorme
sucesso de vendas. A experiência que nossos clientes têm tido até agora
em relação a consumo de combustível, confiabilidade, impacto ambiental e
percepção dos passageiros excede as nossas expectativas. Estou
convencido de que o povo de Gotemburgo também irá apreciar os seus novos
ônibus híbridos", diz Per Carlsson, presidente da Volvo Bus.
Os ônibus híbridos consomem cerca de
37% menos combustível que os veículos a diesel padrão, reduzindo
substancialmente as emissões de CO2. Os veículos são também mais
silenciosos, aumentando consideravelmente o conforto do passageiro.
Os ônibus híbridos da Volvo são
equipados com um motor a diesel de pequeno porte e um motor elétrico. A
energia gerada quando os freios de ônibus são acionados é aproveitada,
ajudando assim a reduzir radicalmente o consumo de combustível. Nos
pontos de ônibus, o motor diesel é desativado e o ônibus é impulsionado
eletricamente, de forma silenciosa e sem emissões.
Recentemente, a Volvo Bus entregou
mais 25 ônibus híbridos para a cidade de Gotemburgo, na Suécia. A
aquisição dos ônibus marca um passo importante em direção a um sistema
de transporte público isento de combustível fóssil, mais silencioso e
menos poluente em Gotemburgo, sede mundial do Grupo Volvo. "É
particularmente gratificante que a nossa cidade natal, Gotemburgo, tenha
optado por investir na melhor alternativa ambiental disponível no
mercado", afirma Carlsson.
Os veículos híbridos de Gotemburgo
também serão abastecidos com biodiesel, o que diminui ainda mais a sua
pegada ambiental. Além disso, a emissão de material particulado e óxidos
de nitrogênio é metade da de um ônibus diesel convencional.[6]
No Brasil, os primeiros 30 ônibus
híbridos começam a circular em Curitiba em setembro. São Paulo também
terá uma frota de 50 veículos híbridos incorporada ao transporte urbano
da cidade ainda este ano. Os veículos são os primeiros produzidos pela
Volvo no Brasil. A fábrica da empresa, em Curitiba, é a primeira fora da
Europa a produzir chassis híbridos da marca. “O veículo melhora a
qualidade do transporte público, pois além de reduzir emissões de poluentes é silencioso”, destaca Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Fonte: Segs
Matéria/Texto: Jociane Richter


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