Dando
inicio a nossa coluna, vamos falar um pouco de um aparelhinho que
ajudou muitas empresas, e estressou muita gente, principalmente os
motoristas nos anos 80 e 90.
Daniel Silva - Transporte Público do RN
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Com divulgações em seu site a FRT prometia até 15% de economia no consumo de combustível e vida mais longa para os motores. |
Quem
não lembra até meados de 2007 quando as empresas instalavam um aparelho
que produzia um apito chato e estressante onde servia para alertar os
motorista que já estava na hora de passar mais uma macha?
Pois
bem esse aparelho chato chama se TACOMAX, um aparelho responsável por
alerta os motorista com um sinal sonoro pausado, ajustado para a troca
de machas ou limitando a velocidade dos busões, empresas como Guanabara,
Via Sul, Conceição, Santa Maria, Reunidas, Riograndense e Cidade do
Natal foram as que usaram e ainda empresas como Santa Maria e Reunidas
ainda se ver o tal aparelhinho ali fixado no painel do busão.
As
extintas empresas como Cidade do Sol, e Trans flor, também usaram essa
coisa, mais abandonaram quando surgiram as empresas substitutas atuais. A
Guanabara em uma conversa com o chefe de manutenção, afirmou que baniu
de forma definitiva o tal aparelho onde estressou muito motorista, mais
que trazia grandes resultados.
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A Cidade do do Sol foi a única a morres com seus carros com o Tacomax. |
Nos
anos em que o aparelho reinou absoluto como tecnologia de ponta e de
fácil instalação, os Busões eram identificados com um adesivo na
traseira com os dizeres,"Equipado com Tacomax",e eu lá sabia o que era
aquilo ! mais era sim uma forma das empresas limitarem velocidade e
diminuir custos com combustível entre outras como a segurança dos
passageiro uma vez que o busão era limitado para dá uma certa velocidade
final, isso ia de acordo com o controle de cada empresa, exemplos :
A
Guanabara limitava sua frota a velocidade final que é até os dias
atuais é de 60km/h, sendo advertidos quando ultrapassava os limites
acusados no aparelho.
Santa
Maria e Reunidas limitavam seus carros a 80km/h e hoje é de 60km/h,
entre empresas rodoviárias e metropolitana até a Barros entrou na
brincadeira tendo carros ainda em circulação com o furo no painel do
acusando que ali reinou oTacomax.
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O kit vinha com um adesivo muito visto nas traseiras dos busões nos anos onde reinava o tal Tacomax. |
Outras
empresas não vingaram com esse aparelho por se tratar de controlar
diariamente sempre em saídas e chegadas nas garagens, e como toda a
garagem é um Deus nos acudam na hora da chegada e saída acabavam
passando despercebido o controle do aparelho pois por lei não é
obrigatório o uso do Tacomax em frotas de ônibus e sim de controle
interno.
Mais como funcionava o tal coisa chata o TACOMAX?
Pois
bem... O aparelho é dotado de um pequeno painel com números que marcam o
limite excedido e é fixado no painel, alguns virados para o motorista
ou na lateral do painel e com um tipo de fone que produzia um barulhinho
chato mais chato e fino que perturbava todos os que estavam dentro do
ônibus e que ficava perto do painelzinho com os números, o mesmo era
ligado por meio de uma cabo ao alternador do busão que quando aumentava a
rotação conhecida como "RPM" Rotação Por Minuto, chegava ao sensor do
Tacomax que estava regulado para se acionado em determinada RPM então
vinha o aleta sonoro que significava a hora de maneirar na velocidade ou
trocar de macha, o funcionamento se dava da seguinte forma. O motorista
ao dá a partida acelerava, quando o contra giro que é um aparelho que
vem já de fabrica no painel dos busões que mostra a RPM chegava a um
certo limite, vamos limitar a 2.100 RPM que é o padrão que a Guanabara
usava em sua frota para veiculos de 5 machas a frente, batia nesses
2.100 RPM o censor
mandava
o aleta para o auto falante do Tacomax onde emitia o sinal sonoro e se o
motorista continuasse acelerando de forma crescente a ponto de
ultrapassar o limite de 2.100RPM, um numero passava no marcado do
Tacomax e era dessa forma que as empresas controlava os motoristas que
excedia os limites impostos pelas empresas que era de diminuir despesas
entre outras, e adverti lo para não cometer o mesmo excesso.
Vamos
dá um exemplo a Guanabara, essa empresa limitava sua frota a
velocidades de 60km/h e o limite para a troca de machas era de 2.100
RMP, pois já era para que o busão atingisse a velocidade de 60km/h em 5º
macha o Tacomax entrava em ação, no caso da Reunidas e Santa Maria o
limite era de 2.500 RPM levando os busões a velocidades de 80km/h, isso
para busões de 5 machas, mais é apenas alguns exemplos, pois alguns
veiculos como os VW Volkswagen não aceitavam o aparelho limitando o a
rotações relativamente baixa as que são comparadas a busões MBB Mercedes
Benz, por isso as empresas preferiram por muito tempo os motores da
marca Mercedes Benz por aceitar e resistir as condições mais severas do
que o VW.
Benz que apresentou em meados dos anos 2000 sua geração eletrônica de motores Euro III.
Aposentando
assim o tão conhecido e chato aparelho Tacomax que foi usado em
motores de modelos como MBB OF 1721 e motores mais velhos como OF
1620/OF 1618 ...E outras marcas que usavam o arcaico bico injetor.
Foto/Daniel Silva
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Nesse caso o Tacomax ficava fronta ao motorista ao lado do Contra giros do Busão. |
Então
é isso pessoal, são curiosidade e lembranças de um tempo que mostra a
evolução e a busca das empresas por melhores desempenhos e custos, e
dessa forma a tecnologia e o bom censo unidos tenta trazer sempre o
melhor para empresas, empregados e passageiro tentando assim viver em
harmonia por um bem comum, contribuindo sempre para o meio ambiente
menos poluído, que venha outras tecnologias que mostrem que o Homem esta
tentando sim melhorar o lugar onde vive para deixar algum legado para
futuras gerações.
Aqui em Aracaju, tinha ônibus q emitiam o sinal sonoro em alta rotação mas ñ tinha o contador do tacomax contando. Só tinha o sistema sonoro na alta rotação.. Mas poucos ônibus utilizaram o sinal sonoro.
ResponderExcluirComents: Gledson Sts - Aracaju/SE