Agora
que a nova linha de chassis Euro V da Mercedes-Benz, batizada de
Bluetec 5, começa a ganhar as ruas de várias cidades do Brasil, o Portal
Ônibus Paraibanos ajudará nossos leitores a entender melhor o
funcionamento desses novos
chassis nessa matéria especial, começando pelos chassis com motorização
dianteira. Quem sabe em breve a Paraíba não começará a receber seus
primeiros ônibus encarroçados sobre algum chassi da linha Euro V da
Mercedes-Benz. Confiram aqui nessa matéria e saibam mais sobre o que é e
quais as novidades no Euro V!
O
que vem a ser o Euro V? - O padrão europeu de emissões Euro V é uma
norma que disciplina as emissões de poluentes em veículos novos
comercializados na União Européia. Todos os motores a diesel devem
seguir à nova legislação de emissão de poluentes a partir de 1º de
Janeiro de 2012. O Programa de Controle de Poluição do Ar por
Veículos Automotores (PROCONVE P-7), instituído pelo Conama (Conselho
Nacional do Meio Ambiente), equivalente ao Euro V, já está em vigor na
Europa e em outros países do mundo.
Objetivo
da norma do Euro V - A norma do Euro V tem como objetivo diminuir de
maneira bem significativa as emissões dos poluentes dos veículos a
diesel. Com a diminuição dessas emissões a poluição diminui, mas ainda
não é a solução para todos os problemas. Todos nós temos que contribuir
para o meio ambiente melhor. Foi aprovado, também, a obrigatoriedade do
diesel S-50 (50 partes por milhão de enxofre). Essa aprovação torna os
motores Euro V mais eficientes e reduz em 90% as emissões.
Caso
seja utilizado o diesel comercializado atualmente neste tipo de
propulsor, o sistema avisa que há algo errado com o veículo. As
montadoras estão se preparando para atender a esta nova fase do programa
brasileiro de controle ao meio ambiente, ao trazer para o País sistemas
utilizados atualmente na Europa.
Abaixo apresentamos a linha de chassis Mercedes-Benz de motorização dianteira nas normas Euro V:
OF-1519
O
novo chassi OF-1519 foi desenvolvido para atender às aplicações urbana,
escolar e de fretamento, podendo receber uma carroceria de até 11
metros. Este veículo é equipado com o motor OM-924 LA (Proconve P-7)
turbocooler, totalmente eletrônico, desenvolvido com tecnologia
pioneira, que dispensa a bomba injetora convencional. Reflexo do
compromisso da Mercedes-Benz com a evolução do transporte de
passageiros, o chassi OF-1519 incorpora qualidade, segurança e conforto
inigualáveis para atender às mais rigorosas exigências do mercado.
Principais Características
Motor
OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras
individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de
combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top
Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de
frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior
segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de
permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da
velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de
viagem.
Câmbio MB G 60-6/9,20 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando relações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
Painel
de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo,
odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de
arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do
sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes
de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis
principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do
motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de
estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixa pressão
do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração
eletrônico/módulos eletrônicos MR e FR e de alta temperatura do líquido
de arrefecimento.
Central
Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para
acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui
tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Blue
Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases
contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um
catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic
Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o
que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão
mais limpa.
OF-1721
O
chassi OF-1721, versão Euro V, foi desenvolvido para receber
carrocerias até 13,2 metros e é equipado com o motor eletrônico OM-924
LA (Proconve P-7), de 4 cilindros, com potência de 208 cv, que
proporciona economia de combustível e alto torque em baixa rotações. O
chassi OF-1721 é destinado às aplicações urbana, intermunicipal,
fretamento e rodoviário. O motor eletrônico OM-924 LA apresenta um
torque de 780 Nm, proporcionando economia e rentabilidade. Chassi
preparado para receber carrocerias com porta larga na dianteira (vão
livre de 1.100 mm).
Principais Características
Motor
OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras
individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de
combustível e possui alto torque em baixas rotações
Top
Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de
frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior
segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de
permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da
velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de
viagem.
Câmbio
MB G 85-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6
marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando relações
mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
Painel
de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo,
odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de
arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do
sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes
de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis
principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do
motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de
estacionamento acionado, de baixo nível de líquido de embreagem, de
baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de
aceleração eletrônico / módulos eletrônicos MR e FR e de alta
temperatura do líquido de arrefecimento.
Central
Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador / cliente facilidade
para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular,
possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Blue
Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases
contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um
catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic
Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o
que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão
mais limpa.
OF-1724
O
chassi OF-1724 foi desenvolvido para receber carrocerias até 13,2
metros e é equipado com o motor eletrônico OM-926 LA (Proconve P-7), de 6
cilindros, com potência de 238 cv, que proporciona economia de
combustível e alto torque em baixas rotações. O chassi OF-1724 é
destinado às aplicações urbana, intermunicipal, fretamento e rodoviário.
O motor eletrônico OM-926 LA apresenta um torque de 850 Nm,
proporcionando economia e rentabilidade. Chassi preparado para receber
carroçarias com porta larga na dianteira (vão livre de 1.100 mm).
Principais características
Motor
OM-926 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras
individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de
combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top
Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de
frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior
segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de
permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da
velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de
viagem.
Câmbio
MB G 85-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6
marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando relações
mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
Painel
de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo,
odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de
arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do
sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras
de
direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido
de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de baixo nível de
líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de
controle do sistema de aceleração eletrônico / módulos eletrônicos MR e
FR e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
Central
Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador / cliente facilidade
para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular,
possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Blue
Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases
contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um
catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic
Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o
que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão
mais limpa.
Fonte: Mercedes-Benz / Ônibus Paraibanos

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