Que
propaganda é a alma do negócio ninguém duvida. Empresas – das
recém-lançadas até as mais tradicionais – investem cada vez mais na
publicidade de suas marcas. Boa parte do investimento está na propaganda
em ônibus, os chamados ‘outbus’ e ‘backbus’. O anúncio em ônibus é
altamente atraente para as empresas. Os veículos circulam o dia inteiro e
cortam toda a cidade em suas rotas, fazendo com que a marca estampada
passei por todo o trajeto, dando grande dimensão a publicidade da marca,
automaticamente trazendo mais clientes para os anunciantes.
Em
toda Região Metropolitana de Natal, praticamente todos os ônibus tem
propagandas nas traseiras. Algumas empresas como a Viação Campos, tinha,
anos atrás, ‘backbus’ em todos os veículos da empresa. Dos mais
variados tipos, os clientes sempre obtém retorno. Algumas chamam atenção
pela imensa criatividade, é o caso da propaganda da concessionária
Dunas, revendedora da marca Kia. A propaganda do veículo ‘Sorento’ trás a
traseira do carro com a transparência no vidro traseiro do carro e do
ônibus, com a frase “Cabe todo mundo. Tranquilo”, repassando a ideia de
um veículo espaçoso internamente.
Foto: João Maria Gomes
Já
a Prefeitura do Natal causou polêmica nas redes sociais com uma
campanha sobre uma vida mais saudável. A propaganda sugere ao consumidor
pratos dos ‘fast-foods’ (as chamadas comidas rápidas, pela tradução
livre do inglês) e grátis um infarto. A campanha busca mostrar que ‘Quem
exagera, só ganha problemas’, sugerindo a escolha alimentos saudáveis. A
foto foi postada na rede social Facebook e em meio a diversos
comentários, alguns usuários da rede social classificaram a campanha
como ‘agressiva’.
Foto: Divulgação/Facebook
Em
2009, o Grupo A. Cândido foi irreverente ao levar a propaganda pronta,
já saída de fábrica, para a traseira dos ônibus. Responsável também por
concessionária de veículos e empresas de locação, os ônibus das empresas
Reunidas e Santa Maria passaram a ser produzidos já com a propaganda de
outras empresas do grupo, como as concessionárias Via Costeira
Volkswagen e Nacional Volkswagen. No espaço destinado a propaganda, os
ônibus ganham fotos dos veículos e serviços vendidos nas
concessionárias, sendo trocados esporadicamente. Segundo informações não
oficiais, a ação aumentou significativamente a venda de carros, peças e
serviços nas concessionárias e aumento nas locações de veículos para a
empresa Atar.
Foto: João Maria Gomes
Foto: Thiago Martins
Foto: Thiago Martins
Fonte: UNIBUS RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário