| Fonte : Empresa Tabosa |
| Histórico |
A empresa teve como idealizador e
fundador Clemildo, que percebeu todo o potencial de crescimento e
desenvolvimento do empreendimento que a ele era apresentado. Respaldado
por uma educação materna que apregoava a união e a partilha entre os
irmãos, com a família, resolveu após dois anos e dois meses de
existência da empresa, partilhá-la com seus irmãos.
Neste projeto/sonho de colaboração
mútua, a empresa ganharia força. Nildo (como é conhecido Clemildo),
perito na arte-ciência de transportar e no trato humano, marcado pelo
respeito e sensibilidade e Clóvis, expert no entendimento das
características mecânicas e funcionais dos veículos uniriam seus
esforços e experiências num empreendimento de relevância para todos: o
transporte. Salete é figura e presença importante nos passos largos que a
empresa tem dado, emprestando ousadia, confiança, dedicação,
sensibilidade e firmeza aos atos que empreende, quer esteja em cena ou
nos bastidores. A empresa passou a contar em sua história recente com as
contribuições e demandas dos seus filhos. Chrystianne tem se destacado
pelo zelo e empenho para continuidade da empresa.
A Tabosa conta hoje com um quadro de 116 colaboradores internos, distribuídos entre pessoal de operação (motoristas, cobradoras/es e fiscais), garagem (com pessoas que realizam serviços de mecânica, borracharia, limpeza, eletricidade e lanternagem) e escritório. Deste total, 31% são mulheres, com presença marcante na função de cobradora. As mulheres, vale acrescentar, ocupam 84 % dos lugares destinados a função de cobradora.
Atende às seguintes linhas urbanas: Linha 104 (Jardim Liberdade/Via Petrópolis), Linha 129 (Loteamento Antônio Liberato), Linha 140 (North Shopping), Linha 140 (Vila Serena), Linha 410 (Vassoural/Via Santa Rosa), Linha 410 (Vassoural/Via Rosanópolis), Linha 410 (Santa Rosa/Via Rosanópolis), Linha 420 (Santa Rosa/Via Vassoural), Linha 421 (Bairro Agamenon/Terminal Rodoviário), Linha 431 (Bairro Agamenon/Via Pitombeira), Linha 432 (Bairro Agamenon/Hospital Regional do Agreste. Faz, ainda, as linhas rurais de código 160 (Maniçoba/Serrote dos Bois e Xique Xique). Responde por 24 % do número de passageiros transportados por mês em todo sistema de transporte de Caruaru, sendo a segunda maior empresa em número de passageiros transportados. A sua frota é de 30 veículos – desses, 20 constituem sua frota ativa, com idade média de 6 anos.
Há cerca de nove (09) meses se instalou em um espaço próprio, uma garagem moderna que atende aos requisitos arquitetônicos, funcionais e estéticos para o adequado desempenho do trabalho de todos os que fazem parte da empresa.
A responsabilidade social perpassa a empresa desde os seus primórdios, sendo visualizada de dentro para fora. Responsabilidade social que se concretiza a partir mesmo do seu interior, no respeito e cuidado com os colaboradores, atitude propalada inicialmente pelo seu fundador, que, tendo começado de baixo, como se diz, sabe o que é estar na condição de funcionário, conhece suas necessidades, desejos, receios e medos. Espalha-se pela comunidade que a envolve na orientação do tratamento respeitoso aos idosos e crianças, no zelo pelo meio ambiente, na colaboração para que as pessoas possam circular, dinamizando assim nossa querida cidade.
O respeito e valorização dos nossos colaboradores é um dos valores difundidos e colocados em prática pelo corpo diretor. Esses valores, expressos através de ações e gestos concretos, têm o alcance de orientar pedagogicamente os colaboradores acerca das atitudes e comportamentos frente aos nossos usuários, de, por vezes, contagiá-los na forma como devem tratar as pessoas que utilizam nossos ônibus.
Como marca do tratamento respeitoso apregoado, sobretudo dirigido às pessoas idosas, ampliou a empresa a oferta de ônibus no horário da Missa da Graça, na qual é numerosa à participação de pessoas da terceira idade; adaptou os veículos, para facilitar o acesso dessas pessoas ao interior dos mesmos, colocou ferros que funcionam como corrimão na tampa do motor; abre espaço em eventos para que mostrem seus talentos, para que, fazendo uso da palavra, dirijam-nos críticas e sugestões. Para possibilitar o ir e vim dos cadeirantes, além de ratear financeiramente com as outras empresas o custo com vans que realizam o transporte porta a porta, adquiriu recentemente quatro (04) novos veículos acessíveis (com elevadores).
Para contribuir com projetos e ações de reconhecida capacidade de transformação das pessoas e comunidades, de instauração de um mundo mais justo e fraterno é parceira da ASPROMA (Associação dos Protetores do Meio Ambiente) e do CEPA (Centro de Educação Popular Assunção).
Por fim, a Tabosa é uma empresa na qual
transportar é mais do que uma atividade cotidiana, labuta diária, ganha
pão dos que nela trabalham... é – deve ser – missão assumida com todo o
corpo, sobremaneira, com o coração, pelos que dela fazem parte.

Nenhum comentário:
Postar um comentário