quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Botão de Emergência - esse dispositivo hoje criticado por alguns, e vangloriado por outros, tem sido tema de discussão essa semana em Natal

por Sammyr Phillipe

          Assaltos, furtos, frutos da insegurança que vem tomando conta do transporte público urbano em Natal. Com 34 assaltos no mês de janeiro, sendo o ultimo na terça(31) ao carro de prefixo 1028, da Transportes Guanabara, as autoridades, aparentemente, se veem perdidas, sem saber como agir perante essa situação que é relativamente nova aqui em Natal. Como consequência, muitas reuniões foram feitas nessas ultimas semanas, entre os setores responsáveis pela segurança, para discutir qual a melhor maneira de enfrentar esse problema. Uma delas é a implantação de um dispositivo nos ônibus chamado botão de emergência, e é nele que vou focar nessa matéria.
imagem meramente ilustrativa
          O botão de emergência, ou botão de pânico, como é mais conhecido, é um botão que fica em um local não divulgado por questões de segurança(óbvio), que serve para lançar um alerta de perigo, e avisar a empresa e a polícia quando o carro, por exemplo, está sendo assaltado. O seu funcionamento se dá da seguinte forma: quando o botão é acionado, lança um alerta via GPS que avisa a empresa que o carro está em "apuros" junto com sua localização, e ao  mesmo tempo, também por GPS, aciona todas as viaturas da polícia que estiverem por perto, que ao receberem o alerta, abordaram o veículo em questão. Tem até alguns desses dispositivos, que lança no itinerário digital, frases como, SOCORRO! ASSALTO! avisando aos que estão no lado externo do veículo em questão sobre o assalto, dando chances que eles tbm informem a polícia o que está ocorrendo. Detalhe, esse alerta é  invisível e inaudível aos ocupantes do veículo, inclusive ao sequestrador, e portanto totalmente imperceptível quando acionado.
          Bom, em Natal, nessa semana, tem sido discutida a possibilidade de tornar a instalação deste dispositivo obrigatória a todos os ônibus em Natal. O governo tenta entrar em acordo com os empresários de ônibus da capital.
assalto ocorrido em salvador
          Mas temos em Natal uma empresa que é exemplo no uso dessa tecnologia, que é a Transportes Guanabara. Ela é a única a utilizar esse dispositivo em grande parte de seus carros, as outras até agora só dispõem desse dispositivo em alguns carros, como teste.  E o uso desse dispositivo pela guanabara tem sido fundamental, e está fazendo a diferença, visto que já ocorreram até prisões de suspeitos, inclusive em alguns casos, portando arma de fogo.
          Espero que essa matéria tenha conseguido fazer vocês entenderem um pouco mais sobre esse dispositivo que vem se mostrando bastante útil eficiente na luta contra a insegurança do transporte coletivo.
          Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário