Por Alex Azevedo
,
Não é de Hoje que o assunto acessebilidade é discutido entre nós, quando nós deparemos com a imagem de um cadeirante utilizando o elevador sabemos que nosso dinheiro estar servindo para um bem a sociedade, pois ate 2006 era muito raro ver carros adaptados no RN, para ser mais exato estima-se que em 2005 havia somente 6 carros adaptados somente para a Cidade de Natal.
Em 2005 Algumas empresas adquirarão ônibus com adequaçoes para portadores de necessidades especiais, como tubos nas cores amarelo (ovo) , Poltronas alcochoadas ( para Obesos ) e assentos tambem nas cores amarelas, indicando ( assentos reservados a idosos) , mas rapidamente vinha a pergunta, cader espaço para a cadeira do deficiente? e o elevador? Bom não existia, então era Horrivel , pois quando se deparavamos com a cena deum deficiente tendo que subir no coletivo com a ajuda de pessoas, que as vezes nem ajudava para subir no ônibus sem falar na hora de descer, que era mas outro sofrimento, mas em 2007 saiu uma lei que mudaria isso,quando as empresas teria que trazer pelo menos em cada comprar trazer um carro com elevador e local adequado (dentro do Onibus ) para o portador de necessidade embarcar .
Então começarão a sugir lentamente ônibus adaptados, o que mesmo assim , ainda era dificiel embarcarem um, pois só as principais linhas obteram os primeiros carros.
Más em 2008 a historia mudou totalmente , quando uma lei Obrigava as empresas do RN trazerem todos os seus carros 0km com elevadores, e assentos exclusivos, para os portadores de necessidades especiais.
Ate então a luta pareceu chegar ao fim, mas mesmo assim se deparamos com empresas que para disfarça trouxeram carros com portas largas, mas mesmo assim , sem elevadores, o que mesmo assim ainda dificultava o embarque dos portadores.
Na Foto Abaixo vemos a entrega realizada em 2009, mas se reparamos vemos carros sem a logo do cadeirante indicando a não eficiencia do carro.
Comprovando numa frota de 0km nem todos vinherão eficientes para portadores de necessidades especiais.
Mas mesmo assim, em 2010 virou Obrigatorio toda a compra de carros 0km ser eficiente, o não comprimento da lei ocorreria em ate multa diaria.
O que para os deficientes, era uma luta conquistada e saber que o seu direito de ir e vi estava sendo respeitado.
Hoje graças a deus o que más vemos é as empresas reconhecendo que portador de necessidade especial tambem é passageiro, afinal de contas eles tambem pagão impostos e merece ser respeitados.
Finalizando o texto: Aplaudimos de pé as empresas que cumpri esses direitos, que as mesmas continuem mostrando essa responsabilidade.
Empresas com frota adaptada da Grande Natal.
Riograndense , Guanabara , Reunidas , Trampolim , Santa Maria , Conceição , Parnamirim Field, Oceano ,Cidade do Natal e Cidade das Dunas
Texto : Alex Azevedo
Natal Buss - Busologia com Qualidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns pela a matéria é boa mesmo. Isso sim que publicação, mostrando a realidade do passado interagindo com o agora.
ResponderExcluirParabéns Alex, você está se superando.