Loja da Fifa na internet engana consumidor, que pensa que está comprando uma réplica do ônibus da Copa do Mundo do Brasil
Um
dos vários produtos licenciados pela Fifa para a Copa do Mundo, a
réplica dos ônibus do torneio – na escala 1:95, por R$ 39,90 cada –
ludibria o torcedor ao ser oferecida como “cópias idênticas dos veículos
que irão transportar os melhores jogadores do mundo, e suas delegações,
entre as cidades sedes, estádios concentrações e por todo o país”,
segundo descrição da Loja da Fifa , site de vendas da organizadora.
O brinquedo retratado é baseado no Hyundai Universe, modelo de ônibus
utilizado na África do Sul’2010 e que sequer deu as caras na edição 2014
do torneio. Todas as 32 seleções já presentes no Brasil utilizam o
Marcopolo Paradiso G7 1200 fabricado em Caxias do Sul (RS).
A frota real foi alugada pela Hyundai – patrocinadora responsável pelo
fornecimento dos veículos do torneio, ao lado da Kia – junto à empresas
operadoras, pelo fato de as marcas não disporem de veículos do tipo do
Brasil.
Durante a criação das réplicas, Fifa e os parceiros envolvidos sequer se
deram ao trabalho de retratar de forma fiel os veículos das 16
delegações da coleção (entre elas o anfitrião Brasil, Uruguai, Chile e
Argentina, os três últimos concentrados em Minas): os brinquedos vêm em
cores alusivas à bandeira de cada país, num visual parecido aos dos
ônibus das edições anteriores na Alemanha'2006 e África do Sul. Ou seja:
bem diferente do azul claro padrão dos ônibus da edição brasileira.
A única semelhança entre os busões reais e as réplicas está em detalhes
de cunho comercial – as logomarcas e a decoração da Copa do Mundo. O
torcedor que quiser uma miniatura fiel aos ônibus das seleções,
portanto, terá que adquirir uma réplica da Marcopolo e fazer a pintura
por conta própria.
Com informações: Vrum
Nenhum comentário:
Postar um comentário